A comédia Kaos, da Netflix, traz uma reinterpretação original da mitologia grega, e tem como centro Zeus (Jeff Goldblum). Após milênios governando todos os deuses do Olimpo, ele passa por um surto paranoico e começa a achar que vai ser deposto. Isso faz com que Zeus se envolva em várias situações que falam sobre poder, amor e traição.
Ao fim da primeira temporada, várias questões permanecem em aberto, enquanto outras deixam margem para uma nova temporada. Entenda o final da primeira parte dessa série que está bombando na Netflix.
Como Zeus perdeu seu poder?
(Fonte: Netflix / Reprodução)Fonte: Netflix
Ao longo dos oito episódios, Zeus exibe um comportamento cruel que faz com que todos o odeiem. Seus irmãos Hades e Poseidon o desafiam e sua esposa Hera planeja um golpe. Para completar, a fonte do poder imortal de Zeus entra em colapso, fazendo com que ele torne-se humano e vulnerável.
Por fim, o Submundo para de fornecer a Zeus uma torneira com um “suco” de almas. Prometeu está solto e o caos está chegando, o que traz boas perspectivas para os humanos, mas péssimas para Zeus.
O que é o Nada?
(Fonte: Netflix / Reprodução)Fonte: Netflix
Quando estão no Submundo, Riddy e Caeneus tropeçam no Nada, que é uma caverna assustadora cheia de restos de almas humanas. Eles se dão conta que o Nada está, na verdade, conectado à preservação da supremacia dos deuses.
Ao fim da primeira temporada, descobrimos por que Hades (David Thewlis), deus do Submundo, está ajudando seu irmão Zeus com essa trama. O que se sabe é que as almas presas no Nada vão para algum lugar, e não voltam para a Terra. Na verdade, elas se tornam a água potável que mantém a imoralidade dos deuses e preserva suas habilidades sobrenaturais.
Só que Zeus resolve racionar a água do Meandro para sua família, o que significa que ele está controlando a imortalidade dos deuses.
Riddy se torna profeta?
(Fonte: Netflix / Reprodução)Fonte: Netflix
Riddy (Aurora Perrineau), por fim, se torna uma nova profeta. Ao fim do episódio oito, ela encontra Cassandra, uma mulher que previu a sua morte. A profeta então pede a Riddy que encontre Ari (Leila Farzad) para ajudar os vivos. Cassandra promete a ela que Caeneus (Misia Butler) fará o mesmo pelos mortos.
Em entrevista à Netflix, Aurora Perrineau falou que adorou o final da sua personagem. “Tudo o que ela já conheceu mudou, e ela nem tem seu parceiro. É só ela. E então Cassandra aparece tipo, ‘Ei, eu sei que eu basicamente matei você da última vez. É bom ver você.’ Simplesmente perfeito”, contou.
Dionísio vai enfrentar seu pai?
(Fonte: Netflix / Reprodução)Fonte: Netflix
Dionísio (Nabhaan Rizwan) é o filho de Zeus que sempre se sentiu preso à sombra do pai. Nesta primeira temporada, Perséfone diz a ele que seus sentimentos humanos não são uma fraqueza, e sim sua força. Com isso, Dionísio parece estar prestes se tornar mais um inimigo de Zeus, ainda porque ele perdeu tudo o que amava.
A temporada termina abrindo margem à ideia de que ele pode vir a se vingar. Resta agora aguardar uma sequência para vermos um potencial conflito das divindades.
A ligação de Hera
(Fonte: Netflix / Reprodução)Fonte: Netflix
A série também mostra que Hera (Janet McTeer), a rainha dos deuses, resolve por fim deixar o Olimpo em busca de seguir a sua própria jornada. Ela quer também, claro, conspirar contra Zeus. Em uma das cenas finais, Hera aparece na beira da estrada, quando liga para um de seus filhos.
A conversa é bem rápida: “reúna as tropas e prepare uma cama extra”. Mesmo que o episódio não deixe claro para quem Hera estava ligando, é possível inferir que provavelmente se trate de Ares, o deus da guerra, uma vez que ele é quem comanda as tropas, além de ser o filho favorito de Hera.
Ao longo da temporada, Zeus telefonou em algum momento para seus filhos Ares, Atena, Apolo, Afrodite, Artemis e Hermes pedindo ajuda, só que nenhum deles atendeu a ligação. Se Kaos for fiel ao que falava a mitologia grega, é provável que a ligação de Hera tenha sido feita mesmo para Ares. Então temos aqui uma pista de um novo personagem importante para a segunda temporada.
Será que a Netflix vai renovar a série, que já está no Top 10 do streaming? Comente nas redes sociais do Minha Série!