Lançado oficialmente nesta quinta-feira (25), Deadpool & Wolverine é o filme responsável por conectar os mutantes da Marvel com os eventos de seu universo cinematográfico. Embora aconteça de forma distante dos demais filmes produzidos pela Disney, ele traz como parte central um elemento introduzido na série Loki: o Vazio.
Apresentado na primeira temporada da história focado no anti-herói nórdico, o termo dá nome ao local que acontece no ponto em que todas as linhas temporais se convergem para acabar. Embora a criatura Alioth consuma tudo o que chega até esse lugar remoto, ele também é casa para muitas pessoas que foram desconectadas de universos que, muitas vezes, não existem mais.
Como Deadpool & Wolverine se conecta ao Vazio?
Deadpool & Wolverine tem como cenário inicial o universo da Terra-10005, que foi palco para os filmes produzidos pela Fox na época que era ela uma entidade independente da Disney. Ele está chegando ao final graças à morte do personagem que era sua âncora principal — no caso, o Wolverine que estrelou os filmes de X-Men.
Segundo a história estabelecida nas séries da Disney e da Marvel, a “âncora” é uma entidade única que existe em todos os universos e que define suas existências. Elas podem ser uma pessoa, um objeto ou até mesmo uma molécula que, quando deixa de existir, leva consigo todos os demais seres que habitam aquela linha do tempo.
Isso aconteceu na Terra-10005 habitada por Deadpool, que está chegando ao fim mais lentamente do que o agente Paradox da Autoridade de Variança do Tempo (TVA) tem paciência para acompanhar. Assim, ele contrata o mercenário para que esse processo seja finalizado mais rapidamente — prometendo como recompensa uma vaga no Universo Sagrado, a linha tempo principal do MCU.
Em resposta, o mercenário soca Paradox, rouba um dispositivo de viagem multidimensional e parte em busca de um novo Wolverine para seu universo. Tudo isso com o objetivo de evitar de vez a morte lenta da Terra-10005 para e impedir que sua esposa Vanessa e seus amigos mais próximos sejam apagados da existência.
O Vazio é palco de muitos eventos em Deadpool & WolverineFonte: Divulgação/Marvel Studios
Eventualmente, os dois acabam parando dentro do Vazio, onde se desenvolve boa parte do filme mais recente. Nele, eles descobrem sobre a existência da vilã Cassandra Nova e encontram vários personagens dos filmes anteriores da Marvel, como o Dentes-de-Sabre interpretado por Tyler Mane na primeira trilogia de filmes dos X-Men.
O filme apaga os eventos de Loki?
Apesar de ter várias conexões com personagens e locais estabelecidos em Loki, Deadpool & Wolverine não apaga os eventos da série, tampouco os contradiz. Graças ao conceito de multiverso introduzidos pela Disney, a nova aventura acontece em dimensões completamente paralelas àquelas apresentadas na série para streaming.
Em uma entrevista ao site Games Radar+, o diretor Shawn Levy afirmou que era muito importante para ele contar uma história que respeitasse o que veio antes. Ele também admitiu que, embora não domine completamente o que aconteceu em Loki, assistiu a série para entender seus conceitos básicos.
“A existência da TVA, a maneira como ela tinha sido configurada, nos deu grandes oportunidades. Especificamente um episódio na primeira temporada que leva os personagens para o Vazio. Essa dimensão foi muito útil para nós e para nossa história”, explicou. Enquanto Deadpool & Wolverine não muda nem contradiz o passado, ele deixa muito espaço para que várias mudanças cheguem ao MCU em um futuro não muito distante.